Sunday, December 03, 2006

Sugestão de plano atividade

Pessoal, estou postando no blog uma sugestão de plano de atividade. Infelizmente, devido ao pouco tempo que se tempo, este plano ainda não foi executado na minha escola. Provavelemente, colocarei em prática no ano que vem.

O plano consiste em duas partes. Primeiramente, deve-se levar em conta o contexto das duas canções.

A música de Louis Amstrong foi feita em 1987, ano no qual foi lançado o filme Good Morining Vietnam, o qual retratava a Guerra do Vietnã. Essa música servia (e serve até hoje) para as refletirem a respeito do mundo atual.

A canção de John Lennon de 1971 é até hoje um grande sucesso. Diferente do canção de Amstrong, traz uma visão de mundo muito idealizada.

Depois de breve warm-up, os alunos irão ouvir as duas canções e depois confrontá-las, citando algumas diferenças entre elas. Apesar de serem bem parecidas, há pequenos detalhes que as diferem. Depois de feita a discussão das músicas, trazemos para a realidade dos alunos a discussão, como a situação do nosso país. Ou seja, o que seria um país ideal para eles. Finalmente, uma forma de avaliação seria um desenho, feito por cada aluno, retratando a visão de mundo.

Segue, depois das letras das músicas, alguns links interessantes a respeito dos dois artistas citados na atividade.

Espero que tenham gostado dessa atividade!

Louis Amstrong - What A Wonderful World

I see trees of green, red roses too

I see them bloom for me and you

and I think to myself, what a wonderful world

I see sky of blue and clouds of white

the bright blessed day, the dark sacred night

and I think to myself, what a wonderful world

the colors of the rainbow, so pretty in the sky

are also on the faces of people going by

I see friends shaking hands, saying, "how do you do?"

they're really saying, "I love you"

I hear babies cry, I watch them grow

they'll learn much more, than I'll never know

and I think to myself, what a wonderful world

yes, I think to myself, what a wonderful world

http://http://en.wikipedia.org/wiki/What_a_Wonderful_World

http://http://www.youtube.com/watch?v=2t-SLLNtAyQ

John Lennon - Imagine

Imagine there's no heaven

It's easy if you try

No hell below us

Above us only sky

Imagine all the people

Living for today

Imagine there's no countries

It isn't hard to do

Nothing to kill or die for

And no religion too

Imagine all the people

Living life in peace

You may say, I'm a dreamer

But I'm not only one

I hope some day you'll join us

And the world will be as one

Imagine no possessions

I wonder if you can

No need for greed or hunger

A Brotherhood of man

Imagine all the people

Sharing all the world

You may say, I'm a dreamer

But I'm not only one

I hope some day you'll join us

And the world will be as one

http://http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lennon